fbpx

Um bom curso de informática básica terá que propiciar o domínio das operações básicas como ligar/desligar, criação de pasta, criação usuários, trocar de horário do computador, além do pacote office.

O número de usuários utilizando o computador para acesso a internet reduziu drasticamente nos últimos anos, sendo substituídos pelos smartphone para essa função. No entanto, isso não foi refletido da mesma forma nas empresas, que utilizam esses dispositivos como principal ferramenta de trabalho.

Assim, devemos ter o domínio desses equipamentos para que possamos ser competitivos no mercado de trabalho. Veja o mapa mental que ilustra os principais tópicos abordados no curso de informática básica.

Informática Básica o que se aprende 1
Principais tópicos de informática básica.

Windows

Um Dell XPS 13 9370 aberto em uma mesa com uma tela inicial do Windows 10.

Sistema Operacional: É o conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da máquina e seus periféricos. O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. O Sistema Operacional cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados. Exemplos: Dos, Unix, Linux, Mac OS, OS-2, Windows NT.

Resumindo, para usar qualquer programa é necessário que exista primeiro um Sistema Operacional. Atualmente, o mais usado é o sistema windows para desktops/notebooks e para os dispositivos móveis o sistema Android.

Pacote Office

Na imagem abaixo podemos ver a gama de programa que fazem parte do pacote office. No entanto, existem três programas que são essenciais que se aprenda operar: Word, Excel e Power Point.

Informática Básica o que se aprende 2

Word

O Microsoft Word é um processador de texto produzido pela Microsoft Office Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foram criadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office. As versões antigas do Microsoft Word utilizam a extensão “.doc”, já as versões mais novas utilizam “.docx”.

Com word é possível a criação de currículo, oficios, cartas, livros, avisos, trabalhos escolares e acadêmicos, etc. É importante saber ao usar o Word que devemos formatar os documentos de acordo com as normas para cada documento. Um currículo mal formatado por exemplo, pode lhe desclassificar no processo seletivo para uma vaga de emprego.

Excel

O Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple Inc. e dispositivos móveis como o Windows Phone, Android ou o iOS.

Planilha eletrônica, planilha de cálculo ou folha de cálculo é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador.

Exemplo de planilha

Power Point

Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine.

Se deseja aprender mais, faça download de forma gratuita da apostila do MEC.
Download

Separei para você quatro cursos gratuitos disponíveis no youtube para dar continuidade ao seu aprendizado.

WhatsApp chat