Controlador e Processodor

Controlador e Processodor

Microcontrolador é um computador em um único circuito integrado que possuí um núcleo de processamento, uma memória e periféricos programáveis de input e output. A sua memória de programação pode ser RAM, NOR flash ou PROM a qual, muitas vezes, é incluída no chip.

Controlador e Processodor 1

Um microcontrolador pode ser comparado a um computador completo em que um chip contém itens como: processador, memória ROM, memória RAM, periféricos de entrada / saída, Conversor Analógio/Digital, etc.(2). Os microcontroladores são muitos utilizados em disciplinas de sistema digitais, eletrônica básica, entre outras, por sua facilidade em testar conceitos aprendidos em sala de aula. Pode-se ver na imagem que o chip contém todos elementos citados.

Controlador e Processodor 2
http://blog.novaeletronica.com.br/qual-diferenca-entre-microprocessador-e-microcontrolador/

Ele pode ser programado para várias funções, mas quando programado ele executará somente as funções especificas do seu código sendo necessária uma reprogramação caso deseje executar outras funções.

Os principais são:

  • Microcontroladores Atmel AVR (ATmega, ATtiny, etc.).
  • Microcontroladores PIC Microchip Technology (PIC16, PIC24, etc.).
  • Microcontroladores baseados em arquitetura ARM.

Os  microcontroladores  geralmente são embarcados, ou seja, ele é dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Ele fica no  interior de outro dispositivo eletrônico para que possam controlar suas funções, como nos alarmes, eletrodomésticos, veículos, etc.

Microprocessador, geralmente chamado apenas de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções.

Controlador e Processodor 3

O microprocessador Intel 8080 foi um dos primeiros e talvez o mais conhecido microprocessador de 8 bits já fabricado. Clock era de  2 MHz, para a época algo fora do comum. Podemos dizer que esse microprocessador foi o antepassado neandertal dos microprocessadores x86, Pentium 4.

Controlador e Processodor 4
Intel 8080 Foto: http://www.x86-guide.com

O microprocessador não trabalha sozinho e nem pode ser programado, ele apenas executa as funções que outros componentes externos lhe enviam. Isso quer dizer que para o microprocessador trabalhar ele necessita de outros componentes externos como memória de leitura e escrita para armazenamento de dados, memória somente de leitura para armazenamento de programas, dispositivo ou memória para armazenamento permanente de dados, dispositivos periféricos, conversores, interfaces, etc.(4)

Controlador e Processodor 5
http://blog.novaeletronica.com.br/qual-diferenca-entre-microprocessador-e-microcontrolador/

Fontes:

1:https://pt.wikipedia.org/wiki/Microcontrolador​

2: Intel 8080 Foto: http://www.x86-guide.com

3:http://blog.novaeletronica.com.br/qual-diferenca-entre-microprocessador-e-microcontrolador/

4: https://engenheirocaicara.com/diferenca-entre-microcontrolador-e-microprocessador/

WhatsApp chat